FILMES SOBRE SEXUALIDADE

Alguns filmes sobre o tema “sexualidade”

A Cor Púrpura (EUA, 1985, Steven Spielberg).
Título original: The color purple.
Assunto predominante: Abuso sexual e relações familiares conflitantes.
Resumo: Em 1906, em uma pequena cidade da Georgia, sul dos Estados Unidos, a quase adolescente Celie, violentada pelo próprio pai, torna-se mãe de duas crianças. Separada dos filhos, Celie (Whoopi Goldberg, que foi indicada ao Oscar de melhor atriz por este filme em 1985), é doada à Mister (Danny Glover, de Máquina Mortífera), que a trata como companheira e escrava ao mesmo tempo. Cada vez mais calada e solitária, Celie passa a compartilhar sua tristeza em carta. Baseado no livro de Alice Walker, A Cor Púrpura recebeu 11 indicações ao Oscar em 1985 e já é considerado um clássico do cinema. Ao recriar 40 anos de crises emocionais na vida de vários personagens, o diretor Steven Spielberg ( O Império do Sol) fez o filme mais desafiante de sua carreira, capaz de despertar fúria, risos e lágrimas.

A excêntrica família de Antônia (Holanda /Bélgica/Inglaterra, 1995, Maleen Gorris).
Título original: Antonia's line.
Assunto predominante: gênero, mulheres e suas relações.
Resumo: Definido como uma celebração da vida e da morte, esta coprodução entre Holanda, Bélgica e Inglaterra ganhadora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro vai além ao contar a história de uma encantadora geração de mulheres. Comandada por Antonia, a saga familiar atravessa três gerações, falando de força, de beleza e de escolhas que desafiam o tempo. Nesse universo conhecemos curiosos personagens, como o filósofo pessimista, a netinha superdotada, a filha lésbica, a avó louca, o padre herege, a amiga que adora procriar, a vizinha que sofre abusos sexuais e os muitos amigos que são acolhidos por sua generosidade.

À Flor da Pele (França, 2005, Antony Cordier).
Título original: Douches froides.
Assunto predominante: sexualidade, adolescência, homossexualismo.
Resumo: Dois garotos e uma jovem, estudantes de um mesmo colégio, cada um de uma classe social diferente, exploram um relacionamento diferente à medida que atingem a vida adulta.





A Insustentável leveza do ser (EUA, 1988, Philip Kaufman).
Título original: The unbearable lightness of being.
Assunto predominante: Relações de amor e política.
Resumo: Nos anos 60 em Praga, Tchecoslováquia, Tomas (Daniel Day-Lewis), um médico totalmente apolítico, tem como hobby ter diversas parceiras sexuais, mas evitando sempre um maior envolvimento. Mas duas mulheres: Sabina (Lena Olin), uma artista plástica, e Tereza (Juliette Binoche), uma garçonete que sonha em ser fotógrafa, vão estar muito presentes na vida dele. Mas ao serem atingidos pelos acontecimentos de 1968, conhecido como "A Primavera de Praga", quando tanques soviéticos invadiram a capital tcheca para pôr fim a uma série de protestos, a vida deste triângulo amoroso é afetada, pois seus sonhos foram destruídos e suas vidas mudariam para sempre.

A minha mãe gosta de mulheres (Espanha, 2002, Daniela Féjerman, Inés París).
Título original: A mi madre le gustan las mujeres.
Assunto predominante: comédia, homossexualismo feminino, família, aceitação.
Resumo: Elvira (Leonor Watling) é uma jovem de 22 anos tão bonita quanto insegura. Ela se encontra com suas irmãs, Jimena (Maria Pujalte) e Sol (Silvia Abascal), na casa de sua mãe, Sofia (Rosa Maria Sardà), uma famosa pianista que há muitos anos está separada do pai de suas filhas. Sofia aproveita a ocasião de seu aniversário para anunciar que está novamente apaixonada. Suas filhas a parabenizam. A mãe explica que o seu novo amor tem menos idade que ela, nasceu na República Tcheca e também toca piano e é uma mulher. A expansiva Sol, a responsável Jimena e a neurótica Elvira tentam agir como mulheres compreensivas e tolerantes, mas isso é só fachada, pois as três irmãs logo se juntam para sabotar o novo relacionamento da mãe.

A pele que habito (Espanha, 2011, Pedro Almodóvar).
Título original: La piel que habito.
Assunto predominante: sexualidade, homossexualidade.
Resumo: Desde que a sua mulher foi vítima de um acidente de automóvel, o doutor Robert Ledgard, eminente cirurgião estético, dedica-se à criação de uma nova pele graças à qual poderia salvá-la. Doze anos após o drama, Robert consegue cultivar uma pele que é uma verdadeira couraça contra todas as agressões. Para além de muitos anos de investigação e de experimentação, Robert precisa de um cobaia, de um cumplice e de uma ausência total de escrúpulos. Os escrúpulos nunca o afogaram. Marília, a mulher que se ocupou de Robert desde o dia em que nasceu, é a cumplice a mais fiel do mundo. Quanto à cobaia...

A teta assustada (Espanha, Peru, 2009, Claudia Llosa).
Título original: La teta assustada.
Assunto predominante: drama, abuso sexual, machismo, preconceito.
Resumo: A teta assustada é um folclore existente no Peru, que atinge as mulheres estupradas durante a guerra do terrorismo. Seus filhos absorvem a doença através do leite materno, ficando sem alma. É o que ocorre com Fausta (Magaly Solier). A súbita morte de sua mãe faz com que ela tenha que enfrentar seus medos e o segredo que esconde: a existência de uma batata em sua vagina, como forma de se proteger de um possível estupro.


Alexandre (EUA, 2004, Oliver Stone).
Título original: Alexandre.
Assunto predominante: Ação, biografia, guerra, homossexualismo masculino, sexualidade.
Resumo: Junho de 323 a.C., Babilônia, Pérsia. Quando faltava um mês para completar 33 anos, morre precocemente Alexandre, o Grande (Colin Farrell), que tinha conquistado 90% do mundo conhecido. Alexandria, Egito, 40 anos depois. Ptolomeu (Anthony Hopkins), um general de Alexandre que o conhecia bem, narra para Cadmo, um escriba, que se tornou o guardião do corpo de Alexandre, que ali está embalsamado à moda egípcia (Ptolomeu se tornou faraó, pois ficou com o Egito quando o império foi dividido). Tristemente Ptolomeu frisa que as grandes vitórias dos exércitos de Alexandre foram esquecidas e diz para Cadmo que Alexandre era um deus, ou a pessoa mais perto disso, que já vira. Apesar de ser chamado de tirano, Ptolomeu diz que só os fortes governam, mas Alexandre era mais, pois mudou o mundo. Antes dele havia tribos e depois dele tudo passou a ser possível. Surgiu a ideia que o mundo poderia ser governado por um só rei. Era um império não de terras e de ouro, mas da mente, uma civilização helênica aberta a todos. No oriente, o vasto império persa dominava quase todo o mundo conhecido. No ocidente, as outros cidades-estado-gregas, Tebas, Atenas, Esparta, haviam perdido o orgulho. Os reis persas subornavam os gregos com ouro, para usá-los como mercenários. O pai de Alexandre, Felipe, o Caolho (Val Kilmer), começou a mudar tudo isso, unindo tribos de pastores ignorantes das terras altas e baixas. Com sua coragem e seu sangue criou um exército profissional, que subjugou os traiçoeiros gregos. Então voltou-se para a Pérsia, onde se dizia que o rei Dario, em seu trono na Babilônia, temia Felipe. Foi dessa viril guerreira que nasceu Alexandre, em Pela, Macedônia. A mãe, a rainha Olímpia (Angelina Jolie), era chamada por alguns de feiticeira e diziam que Alexandre era filho de Dionísio ou Zeus. Mas não havia um homem na Macedônia que, vendo pai e filho juntos, não tivesse dúvidas, mas nenhum poderia imaginar o fabuloso destino de Alexandre.

Amigas de colégio (Suécia, 1998, Lukas Moodysson).
Título original:
Fucking åmål.
Assunto predominante: sexualidade na adolescência; despertar para um amor lésbico.
Resumo: O filme conta a história de uma adolescente, Agnes, que se mudou com a família para uma pequena cidade sueca chamada Amal, o lugar mais chato da terra, segundo ela mesma. Agnes não consegue fazer amigos no colégio e sua companheira na sala é uma garota que vive em uma cadeira de rodas. Para complicar ainda mais as coisas, ela está apaixonada por Elin, uma garota do colégio, porém o único que sabe desta paixão é seu computador, onde ela faz todas as suas anotações. No dia de seu aniversário, Agnes não percebe que a irmã mais velha de Elin descobre suas anotações e faz uma aposta com a irmã: se ela deixar Agnes beijá-la, pagará à irmã 20 cronas (moeda sueca). Este é só o começo de uma série de situações vividas por essas adolescentes nesta pacata cidade. Vencedor do Prêmio de Melhor Filme Gay/Lésbico no Festival de Berlim 1999.

Amor e outras catástrofes (Australia, 1996, Emma Kate Croghan).
Título original: Love and other catástrofes.
Assunto predominante: relações de gênero e sexualidade na juventude universitária.
Resumo: Filme sobre cinco estudantes de uma universidade australiana. Divertido e romântico. Duas garotas entre eles, Mia e Alice, vão morar juntas e dão uma festa para comemorar. Uma espera achar o homem perfeito e a outra tenta reconquistar a ex-namorada, que agora tem outra. Diálogos inteligentes, cenas assumidas, romântico. Por falar de cinco jovens, o filme tende a agradar público gay e heterossexual, com a vantagem que a parte lés tem bastante destaque, não são apenas coadjuvantes como nos filmes dos EUA.

Amor e suicídio (EUA, 2006, Mia Salsi).
Título original: Love and suicide.
Assunto predominante: romance, amor, homossexualismo feminino.
Resumo: Quando Kaye (Stella Johnson), 16 anos, se muda de Atlanta para Nova Orleans com sua mãe e seu irmão, conhece Emily (Sarah Reardon), 18 anos, uma delinquente (como ela mesma se intitula). Elas viram melhores amigas em instantes e passam todo tempo livre, juntas. As mães das duas garotas não aprovam a amizade, mas elas apenas ignoram. Até que descobrem que o que sentem uma pela outra é mais do que amizade. Com a pressão das duas famílias, principalmente pela mãe de Kaye, religiosa e conservadora, Emily e Kaye são forçadas a escolher: o verdadeiro amor ou seguir as "regras" da sociedade para serem aceitas.

Anticristo (Alemanha, Dinamarca, França, Itália, Polônia, Suécia, 2009, Lars Von Trier).
Título original: Antichrist.
Assunto predominante: Suspense, sexualidade, religião.
Resumo: Um casal devastado pela morte de seu único filho se muda para uma cabana isolada na floresta Éden, onde coisas estranhas e obscuras começam a acontecer. A mulher é uma intelectual escritora que não consegue se livrar do sentimento de culpa pela morte do filho, e ele, um psicanalista, tenta exercer seu meio de trabalho para ajudar a esposa. Anticristo é divido em partes: Prólogo e Epilogo e ainda capítulos que se passam na floresta de Éden: Dor, Luto, Desespero e Os três Mendigos.

As Amizades Particulares (França, 1964, Jean Delannoy).
Título original: Les amitiés particulières.
Assunto predominante: drama, romance, homossexualidade masculina, pedofilia.
Resumo: O filme é baseado no romance de Roger Peyrefitte, vencedor do prêmio Renaudot e provavelmente, a obra mais conhecida do autor na atualidade. Autobiográfico, descreve as relações íntimas de dois rapazes num colégio interno católico e como estas foram destruídas pelos sentimentos pedófilos de um padre pelo mais jovem dos dois.


As horas (EUA, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, 2002, Stephen Daldry). 
Título original: The hours.
Assunto predominante: gênero e mulheres; literatura (baseado na obra Ms. Dollowey de Virginia Woolf).
Resumo: Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro “Mrs. Dalloway”. Em 1923 vive Virginia Woolf, autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e ideias de suicídio. Em 1949 vive Laura Brown, uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn, uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard, escritor que fora seu amante no passado e hoje está com AIDS e morrendo.

As vantagens de ser invisível (EUA, 2012, Stephen Chbosky).
Título original: The perks of being a wallflower.
Assunto predominante: drama, comédia, romance, adolescentes, sexualidade, conflito de gerações; homofobia.
Resumo: Charlie (Logan Lerman) é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Sua professora de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si... até o dia em que dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), passam a andar com ele.

(A)sexual (EUA, 2011, Angela Tucker)
Título original: (A)sexual.
Assunto predominante: Assexualidade, estereótipos.
Resumo: Diante de uma cultura obcecada por sexo, uma montanha de estereótipos e equívocos e uma falta de pesquisas sociais ou científicas, os assexuais - pessoas que não apresentam atração sexual - lutam para afirmar a sua identidade. (A)sexual acompanha o crescimento de uma comunidade que apresenta nenhuma atração sexual. Em 2000, David Jay se assumiu para seus pais. Ele era assexual e estava bem com isso. E ele não estava sozinho. Estudos mostram que 1% da população é assexual. Mas em uma sociedade obcecada pelo sexo, como você lida com a vida como um forasteiro? Combinando entrevistas, cenas reais e animação com humor destemido e imagens da cultura pop, David e os nossos quatro outros personagens lidam com esta questão universal e os resultados podem surpreendê-lo.

Azul é a cor mais quente (França, 2013, Abdellatif Kechiche).
Título original: La vie d'Adèle.
Assunto predominante: drama, romance, sexualidade, homofobia, homossexualismo feminino.
Resumo: Adèle (Adèle Exarchopoulos) é uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma (Léa Seydoux), sua primeira paixão por outra mulher. Sem poder revelar a ninguém seus desejos, ela se entrega por completo a este amor secreto, enquanto trava uma guerra com sua família e com a moral vigente.



Baby love (França, 2008, Vincent Garenq)
Título original: Comme les Autres
Assunto predominante: gênero e sexualidade, família; homossexualidade masculina.
Resumo: Emmanuel (Lambert Wilson) e Philippe (Pascal Elbé) formam o casal perfeito, até que o primeiro sugere a ideia de ser pai. Philippe a princípio não gosta da idéia mas, para manter o relacionamento, aceita pedir a ajuda de Josefina (Pilar López de Ayala), uma garota disposta a engravidar.


Back soon (EUA, 2007, Rob Williams).
Título original: Back soon.
Assunto predominante: gênero e sexualidade, conflito de gerações; homossexualidade masculina.
Resumo: Back Soon é uma história de amor, perda, identidade e esperança. Segue o relacionamento entre Logan Foster e Gil Ramirez, dois homens que se aproximam inexplicavelmente apesar dos seus passados diferentes, e do fato de pensarem que eram heterossexuais. No entanto a sua relação é ameaçada pelo passado misterioso de Gil, e por uma revelação sobre a sua união. Nenhum deles está preparado para isto nem para o impacto que terá nas suas vidas.

Beleza Americana (EUA, 1999, Sam Mendes).
Título original: American beauty.
Assunto predominante: relação conjugal; gênero e sexualidade no conflito de gerações; homofobia.
Resumo: Lester e Carolyn Burnham são supostamente um casal comum, cujo casamento desagregado provoca uma tempestuosa mudança em sua aparentemente perfeita vizinhança.




Bilitis (França, 1977, David Hamilton).
Título original: Bilitis.
Assunto predominante: relação conjugal; gênero e sexualidade no conflito; homossexualidade feminina.
Resumo: A jovem Bilitis estuda num colégio de meninas e é lá que ela começa a fazer as suas primeiras descobertas sexuais, encontrando garotos às escondidas e trocando segredos íntimos com as suas colegas. Porém, ao sair de férias ela vai passar uma temporada na casa de praia de um casal liberal e adepto de fantasias, onde acaba vivenciando situações inesquecíveis.

Billy Elliot (Reino Unido, 2000, Stephen Daldry).
Título original: Billy Elliot.
Assunto predominante: Gênero e classe; identidade sexual; dança (um garoto faz ballet)
Resumo: Billy Elliot (Jamie Bell) um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de balé (Julie Walters), que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai sua nova atividade.

Brüno (Áustria, EUA, 2009, Larry Charles-I).
Título original: Brüno
Assunto predominante: comédia,
Resumo: Depois de colocar a nação norte-americana de cabelo em pé com o polêmico personagem Borat, o repórter do Casaquistão sem-noção, o humorista inglês filmou novamente nos Estados Unidos um novo "falso documentário". O longa é estrelado por Bruno, o repórter da TV austríaca que invade o mundo clubber-fashion, e joga os holofotes para a frivolidade e o confronto entre o que é gay e o conservadorismo extremo. Ele passa pelas lojas de Melrose, em Los Angeles, pelo Fashion Week de Nova York e vai tirando uma casquinha de todo mundo, mostrando a importância elevada que algumas pessoas dão à moda, como o diretor de casting que apoia a afirmação de que "A moda salva muito mais vidas do que médicos". Bruno, que já fez parte do programa de TV, "Da Ali G Show", é um personagem de origem austríaca e circula pela noite de Miami Beach entrevistando héteros e tirando sarro dos assumidos e dos enrustidos, por exemplo. Nas suas entrevistas, Bruno mistura alemão com inglês, e faz as pessoas julgarem o que ou quem é IN ou OUT, dizendo "Vassap" e "Ich don't think so" ou "Ach, ja!" e "Nicht, nicht". Além de falar do judaísmo é comum pedir para os fashionistas darem suas opiniões sobre "personalidades" como Hitler e Osama Bin Laden, entre outros. Na ótima entrevista com Daniel Dicriscio, o "messias da maquiagem" dá sua visão de um "look" atual para Jesus Cristo, por exemplo.

C.R.A.Z.Y. - Loucos de Amor (Canadá, Jerusalém, 2005, Jean-Marc Vallée).
Título original: C.R.A.Z.Y.
Assunto predominante: sexualidade, adolescência, homossexualismo masculino.
Resumo: No dia 25 de dezembro de 1960, Zachary Beaulieu vem ao mundo. É o 4º entre 5 irmãos, todos meninos. A infância de Zachary é marcada pelos aniversários natalinos em que seu pai, invariavelmente, encerra a festa imitando Charles Aznavour. Sua adolescência traz a descoberta de uma sexualidade diferente e sua negação profunda para não decepcionar a família. E a maturidade, enfim, chega com uma libertadora viagem mística por Jerusalém, a cidade que sua mãe sempre sonhou conhecer.

Café com leite (Brasil, 2007, Daniel Ribeiro).
Assunto predominante: relacionamentos, família, homossexualismo.
Resumo: Quando os planos para o futuro mudam, novos laços entre Danilo, Lucas e Marcos são criados. Entre video-games e copos de leite, dor e decepção, eles precisam aprender a viver juntos.







Canções de Amor (França, 2008, Christophe Honoré).
Título original: Les chansons d'amour.
Assunto predominante: drama, gênero, sexualidade e amor; descobertas, transgressões, romance, paixão.
Resumo: O jovem jornalista Ismaël (Louis Garrel) namora Julie (Ludivine Sagnier), que convida sua amiga Alice (Clotilde Hesme) para morar com o casal. Os três passam a andar juntos pela cidade de Paris, festejar e dividir momentos de intimidade na cama. Apesar de todo entusiasmo, o relacionamento à três vai gerar algumas crises de ciúmes. A vida de cada vértice deste triângulo amoroso vai mudar radicalmente após uma tragédia.

Chocolate (EUA, Reino Único, 2001, Lasse Hallström).
Título original: Chocolat.
Assunto predominante: gênero, sexualidade e amor; relação mãe e filha; descobertas, transgressões.
Resumo: Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma jovem mãe solteira, e sua filha de seis anos (Victorie Thivisol) resolvem se mudar para uma cidade rural da França. Lá decidem abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, o que atrai a certeza da população de que o negócio não vá durar muito tempo. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em uma calorosa recepção.

Cinquenta tons de cinza (EUA, 2015, Sam Taylor-Johnson).
Título original: Fifty shades of grey.
Assunto predominante: Erótico, drama, romance, sexualidade.
Resumo: Anastasia Steele (Dakota Johnson) é uma estudante de literatura de 21 anos, recatada e virgem. Um dia ela deve entrevistar para o jornal da faculdade o poderoso magnata Christian Grey (Jamie Dornan). Nasce uma complexa relação entre ambos: com a descoberta amorosa e sexual, Anastasia conhece os prazeres do sadomasoquismo, tornando-se o objeto de submissão do sádico Grey.


Cinquenta tons de cinza: A história proibida (México, 2013, Mario Benenati).
Título original: Cinquenta tons de cinza: A história proibida.
Assunto predominante: documentário, romance, sexualidade.
Resumo: Cinquenta tons de cinza é o maior fenômeno editorial da história do Reino Unido e está conquistando o mundo com uma rapidez impressionante. O caso de amor entre o empresário Christian Grey e a ingênua Anastasia Steele, que em breve será eternizado por Hollywood, deixou uma marca profunda nos seus leitores. Se você não experimentou o prazer desta trilogia, você não viveu ainda! A autora da trilogia, E.L. James é ex-executiva de TV, mãe de dois filhos e mora em Londres. Desde pequena ela sonhava em escrever histórias que encantariam os leitores, mas abriu mão desse sonho para se dedicar à família e à carreira. Quando finalmente teve a coragem de começar a escrever, nasceu uma história que deixa todas as leitoras inquietas, sem sono e ansiosas para chegar ao fim. Agora, através de entrevistas com E.L. James, você conhecerá a incrível pessoa e a mente poderosa que criou esta trilogia que fez enlouquecer milhões de leitores no mundo todo. Prepare-se para levar um choque. Esta é a história proibida de Cinquenta Tons de Cinza, contada pela própria E.L. James e comentada pela escritora e sexóloga Vanessa de Oliveira.

Contracorrente (Peru, Colômbia, França, Alemanha, 2009, Javier Fuentes-León).
Título original: Contracorriente.
Assunto predominante: sexualidade, homossexualidade, drama, romance.
Resumo: Miguel (Cristian Mercado) é um pescador respeitado na vila onde mora e trabalha. Casado com Mariela (Tatiana Astengo), está prestes a ganhar o primeiro filho, mas ele vive um romance com Santiago (Manolo Cardona), artista chamado pelos moradores de Príncipe Encantado. O tempo passa, a hora da verdade está chegando e Mariela começa a questionar Miguel, que precisará decidir sobre sua sexualidade.

Corações desertos (EUA, 1985, Donna Deitch).
Título original: Desert hearts.
Assunto predominante: sexualidade, homossexualidade, drama, romance.
Resumo: Vívian é uma professora de inglês reprimida que vai a Reno para um divórcio rápido em 1959, onde conhece Cay, uma jovem bonita que trabalha num casino. As duas desenvolvem uma amizade que desperta desejos em Vívian que ela não pode negar.



De cabeça (Austrália, 1998, Ana Kokkinos).
Título original: Head on.
Assunto predominante: sexualidade, família, aceitação, homossexualismo masculino.
Resumo: Dezenove anos de idade. Um pouco confuso. De saco cheio com sua família grega. Ari despeja toda a sua energia e desobediência, dor e alegria numa noite de dança frenética, sexo e drogas. Ele está a caminho de sua própria liberdade. Ari fica obcecado com o sexo entre homens, mas esforça-se para satisfazer a irmã de seu melhor amigo. Ao mesmo tempo, sua conservadora família não faz a menor ideia de suas atividades sexuais.

De repente, Califórnia (EUA, 2007, Jonah Markowitz).
Título original: Shelter.
Assunto predominante: Drama, romance, homossexualidade masculina.
Resumo: Forçado a desistir da escola de artes, Zach passa seus dias trabalhando num emprego sem futuro e ajudando sua irmã a cuidar do filho dela. Nas horas livres ele surfa, desenha e sai com seu melhor amigo, Gabe, que mora no lado nobre da cidade. Quando o irmão mais velho de Gabe, Shaun, volta pra casa, ele é atraído pela falta de auto-estima e o talento de Zach. Zach se apaixona por Shaun enquanto luta para reconciliar seus próprios desejos com as necessidades de sua família.

Deixe a luz acesa (EUA, 2012,Ira Sachs).
Título original: Keep the lights on.
Assunto predominante: drama, romance, homossexualidade masculina.
Resumo: É 1997 em New York, em um estado de fluxo intenso, quando o documentarista Erik Rothman (Thure Lindhardt) encontra pela primeira vez Paul Lucy (Zachary Booth), um advogado bonito, mas enrustido no campo editorial. O que começa como um encontro logo se torna algo muito mais, e um relacionamento se desenvolve rapidamente. Enquanto os dois homens começam a construir uma casa e vida juntos, cada um continua a lutar em particular suas compulsões e vícios próprios. Um filme sobre sexo, amizade, intimidade e, acima de tudo, amor.
Um olhar honesto sobre a natureza das relações em nossos tempos.

Delicada atração (Inglaterra, Irlanda do Norte 1996, Hettie Macdonald).
Título original: Beautiful thing.
Assunto predominante: juventude e sexualidade masculina; homo erotismo.
Resumo: No subúrbio londrino, Jamie e Ste são dois vizinhos e colegas de colégio. Ste mora com o irmão e o pai alcoólatra, que frequentemente o espanca. Jamie mora com a mãe, que sensibilizada com os maus tratos ao vizinho, convida-o para ficar em sua casa, no quarto do filho. Mal sabe ela que daí vai surgir um caso de amor entre os dois garotos.


Desejo proibido (EUA, 2000, Jane Anderson).
Título original: If these walls could talk 2.
Assunto predominante: homossexualidade feminina em três épocas históricas diferentes e seus contextos políticos.
Resumo: Três histórias sobre lesbianismo, que acontecem na mesma casa. No segmento de 1961, Abby (Marian Seldes) morre de derrame e Edith (Vanessa Redgrave), que foi sua companheira por 50 anos, tem de silenciosamente enfrentar a perda e também o fato de não ser considerada da família, tanto pelo hospital quanto pelos herdeiros de Abby. No segmento de 1972, Linda (Michelle Williams), uma feminista, é expulsa juntamente com outras três amigas de um grupo de mulheres da faculdade, pelo fato das quatro serem lésbicas. Tentando esquecer o problema, as amigas vão para o único bar de lésbicas na cidade, onde Linda conhece Amy (Chloë Sevigny) e, apesar da desaprovação das suas amigas, acaba se apaixonando por ela. No segmento de 2000, Fran (Sharon Stone) e Kal (Ellen DeGeneres) são duas lésbicas que querem ter um bebê, mas querem que o filho seja só delas. Assim, vão ao banco de esperma na esperança de encontrar um doador e enfrentam uma maratona para ver seu sonho realizado.

Dieta Mediterrânea (Espanha, 2010, Joaquín Oristrell).
Título original: Dieta mediterrânea.
Assunto predominante: Romance, drama, sexualidade, triangulo amoroso.
Resumo: Sofia (Olivia Molina) nasceu prematuramente, em uma barbearia rodeada de homens. Nos 15 anos seguintes ela vive em meio às mesas e fogões do restaurante de seus pais. Já adulta, se casa com Toni (Paco León) e com ele tem três filhos. Só que, ao mesmo tempo em que ama seu marido, se apaixona por Frank (Alfonso Bassave), o agente que todo artista gostaria de ter. Com Frank ela aprende os segredos da gastronomia. Logo o trio firma um acordo profissional, que altera a forma de cozinhar de Sofia.

Direito de amar (EUA, 2009, Tom Ford).
Título original: A single man.
Assunto predominante: drama, sexualidade, perda, homossexualidade.
Resumo: Baseado na obra homônima de Christopher Isherwood, o drama é ambientado em 30 de novembro de 1962, em Los Angeles. George Falconer, professor de inglês, perdeu seu companheiro de 16 anos em um acidente de carro oito meses atrás. A dor da perda não diminui com o tempo, o que faz George decidir se matar. Ele começa então a colocar todos os seus negócios em ordem e fazer os preparativos para seu suicídio.

Doriana Grey (Suiça, 1976, Jesús Franco).
Título original: Die marquise Von Sade.
Assunto predominante: gênero e sexualidade, drama, fantasia, romance.
Resumo: A solitária aristocrata Srta. Gray tem uma irmã gêmea que está internada em um hospício. Elas compartilham de uma ligação estranha e mortal. A Srta Gray é racional, mas fria, enquanto sua irmã é louca e ainda divide telepaticamente o prazer sexual com a irmã. Tudo começa a mudar quando uma bela repórter chega à mansão para uma entrevista íntima com Doriana.


Dou-te os meus olhos (Espanha, 2003, Icíar Bollaín).
Título original: Te doy mis ojos.
Assunto predominante: Drama, família, relacionamento.
Resumo: A história de uma mulher que, numa noite de inverno, foge de casa levando o filho e mais algumas poucas coisas. Ela sabe que o marido vai procurá-la e isso a deixa apavorada. Ela é tudo para ele. Ele diz, inclusive, que foi ela que lhe deu os seus olhos. Ao longo do filme, as personagens vão revelando um fascinante quadro familiar, através do qual saberemos quem é quem e onde os conceitos de lar, amor e proteção se confundem com inferno, dor e medo.

Drama (Chile/Argentina, 2010, Matias Lira).
Título original: Drama.
Assunto predominante: Drama, romance, triangulo amoroso.
Resumo: Influenciados por um professor e pelo método do teórico francês Antonin Artaud, três estudantes de teatro começam a buscar situações e emoções reais e trazê-las para o palco. A obsessão por se tornarem atores melhores os leva a conhecer seus lados mais obscuros, ultrapassando limites que eles e seus professores não poderiam prever.



E sua mãe também (México, 2001, Alfonso Cuarón).
Título original: Y tu mamá también.
Assunto predominante: Comédia, romance, drama.
Resumo: Tenoch (Diego Luna) e Julio (Gael Garcia Bernal) são dois adolescentes de 17 anos que são controlados pelos seus hormônios e desejam se tornar adultos rapidamente. Em uma tarde festiva eles encontram Luisa (Maribel Verdú), uma garota espanhola 11 anos mais velha que eles e que é casada com o primo de Tenoch. Eles a convidam para uma viagem à praia de Boca del Cielo, convite este inicialmente recusado e posteriormente aceito, após Luisa receber uma desagradável notícia. Porém, tanto Julio quanto Tenoch não conhecem o caminho até a praia e nem mesmo se ela realmente existe, fazendo com que os três se aventurem em uma viagem onde inocência, sexualidade e amizade irão colidir.

Eternamente Pagú (Brasil, 1987, Norma Bengell).
Assunto predominante: trajetória biográfica e política de Pagú e outras personalidades da época, como Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral.
Resumo: Fins dos anos vinte, Pagú ainda não tem vinte anos e já encanta os meios intelectuais avançados de São Paulo, da mesma forma que escandaliza os conservadores. É apresentada aos membros da ala radical do movimento modernista, liderada por Oswald de Andrade, brilhando entre estrelas não menos cintilantes, como a pintora Tarsila do Amaral. Pagú e Oswald se aman. Têm um filho, militam no Partido Comunista, fundam um jornal. Pagú vai à Argentina, onde encontra Luiz Carlos Prestes. Participa de uma greve em Santos e é presa pela primeira vez. Em seguida, parte numa viagem pelo mundo, deixando Oswald e o garoto e sempre convivendo com artistas e militantes de esquerda.

Felicidade (EUA, 1998, Todd Solondz).
Título original: Happiness.
Assunto predominante: abuso sexual, gênero e sexualidade no contexto da decadência americana.
Resumo: Felicidade faz um retrato aguçado de uma série de pessoas interligadas por laços familiares ou sociais, todas elas vivendo em um estado de desespero ou de simples depressão, e levadas a tomar atitudes imorais ou criminosas. Verdadeiro, trágico e engraçado, o filme é obra cultuada e um marco no cinema americano dos anos 90.


Felizes juntos (Wong Kar-wai, 1997, Hong Kong).
Título original: Chun Gwong Cha Sit
 .
Assunto predominante: romance, homossexualidade masculina.
Resumo: Ho Po Wing e Lai Yiu Fai, eles são um casal gay de Hong Kong, que mantêm uma relação atormentada. Decidem viajar até a Argentina para visitar as Cataratas do Iguaçu. Uma vez lá, depois de suas freqüentes discussões, decidem se separar. Yiu Fai, arruma um emprego de porteiro noturno e tempos depois Po Wing, reaparece e tudo indicava que andava se prostituindo. Yiu Fai, o acolhe, mas voltam as suspeitas, os ciúmes e as brigas, algumas violentas. Logo Yiu Fai, começa a trabalhar como cozinheiro e fica amigo de Chang, um colega de trabalho taiwanês e heterossexual, mas cujos sentimentos parecem ambíguos em relação a Yiu Fai.

Flores raras (Brasil, EUA, 2012, Bruno Barreto).
Título original: Reaching for the moon.
Assunto predominante: drama, romance, biografia, homossexualismo feminino.
Resumo: 1951, Nova York. Elizabeth Bishop (Miranda Otto) é uma poetisa insegura e tímida, que apenas se sente à vontade ao narrar seus versos para o amigo Robert Lowell (Treat Williams). Em busca de algo que a motive, ela resolve partir para o Rio de Janeiro e passar uns dias na casa de uma colega de faculdade, Mary (Tracy Middendorf), que vive com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires). A princípio Elizabeth e Lota não se dão bem, mas logo se apaixonam uma pela outra. É o início de um romance acompanhado bem de perto por Mary, já que ela aceita a proposta de Lota para que adotem uma filha.

Frida (EUA, 2002, Julie Taymor).
Título original: Frida.
Assunto predominante: biografia da artista Frida Khalo; amor, relação homem-mulher; homoerotismo feminino.
Resumo: Frida Kahlo (Salma Hayek) foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ela teve também um casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush) e com várias outras mulheres.


Fucking Åmål – Amigas de colégio (Suécia, 1998, Lukas Moodysson)
Título original: Fucking åmål.
Assunto predominante: Adolescência, romance, homossexualidade feminina.
Resumo: O filme conta a história de uma adolescente, Agnes, que se mudou com a família para uma pequena cidade sueca chamada Amal, o lugar mais chato da terra, segundo ela mesma. Agnes não consegue fazer amigos no colégio e sua companheira na sala é uma garota que vive em uma cadeira de rodas. Para complicar ainda mais as coisas, ela está apaixonada por Elin, uma garota do colégio, porém o único a saber desta paixão é seu computador, onde ela faz todas as suas anotações. No dia de seu aniversário, Agnes não percebe que a irmã mais velha de Elin descobre suas anotações e faz uma aposta com a irmã: se ela deixar Agnes beijá-la, pagará à irmã 20 cronas(moeda sueca). Este é só o começo de uma série de situações vividas por essas adolescentes nesta pacata cidade. Vencedor do Prêmio de Melhor Filme Gay/Lésbico no Festival de Berlim 1999.


Gaiola das Loucas (França/Itália,1978, Edouard Molinaro).
Título original: La cage aux folles.
Assunto predominante: comédia, homossexualidade masculina.
Resumo: Casal de gays vive como marido e mulher e dirige clube de dança. O filho de um deles decide levar a noiva, filha de uma família tradicional da região, para conhecer seu pai e mãe, que não podem revelar sua condição de homossexuais. Baseado na peça de Jean Poiret.




Gaiola das Loucas II (França, 1980, Edouard Molinaro).
Título original: La cage aux folles II.
Assunto predominante: comédia, homossexualidade masculina.
Resumo: O casal gay mais famoso do cinema retorna nessa sequencia hilariante, onde Albin (Michel Serraut) se sente menosprezado por Renato (Ugo Tognazzi) e resolve sair um pouco, até que se envolve num caso de espionagem e se vê atolado até o pescoço com alguns assassinatos. Pra piorar as coisas, eles têm que fugir pra algum lugar e resolvem ir pra Itália, onde Albin conhece a mãe de Renato e os dois se metem em situações embaraçosas.

Gaiola das Loucas III (França, 1985, Georges Lautner).
Título original: La cage aux folles III – 'Elles' se marient.
Assunto predominante: comédia, homossexualidade masculina.
Resumo: Terceira e última versão da série "La Cage aux Folles". Albin descobre que pode herdar uma grande fortuna de um parente distante. Mas o problema é que ele deve se casar com uma mulher e produzir um herdeiro dentro de um ano e meio ou toda a herança será perdida.




Garota interrompida (EUA, 1999, James Mangold).
Título orig
inal: Girl, interrupted.
Assunto predominante: gênero, sexualidade; transgressão e loucura do ponto de vista da repressão institucional.
Resumo: Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen foi diagnosticada como vítima de "Ordem Incerta de Personalidade" - uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, onde viveu nos 2 anos seguintes, ela conhece um novo mundo, de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa, uma charmosa sociopata que organiza uma fuga com Susanna, Daisy e Polly, com o intuito de retomarem suas vidas.

Garotos de Programa (EUA, 1991, Gus Van Sant)
Título original: My Own Private Idaho
Assunto predominante: prostituição masculina, homossexualismo. 
Resumo: River Phoenix e Keanu Reeves são as estrelas desta história do diretor Gus Van Sant a respeito de dois jovens garotos de programa que ganham a vida nas ruas. Mike Waters é um sensível narcoléptico que sonha com a mãe que o abandonou enquanto vive às voltas com Scott Favor, obstinado filho do prefeito de Portland e seu grande objeto de desejo. Navegando em um mundo volátil de viciados, ladrões e mendigos, Mike leva Scott em uma jornada direto das ruas para as estradas abertas da América em busca de um lugar distante chamado "lar"

Geração Roubada (Austrália, 2002, Phillip Noyce).
Título origina
l: Rabbit-Proof Fence.
Assunto predominante: Opressão cultural e situação feminina. 
Resumo: Molly Craig (Everlyn Sampi) é uma jovem australiana de 14 anos que, em 1931, ao lado de sua irmã Daisy (Tianna Sansbury), de 10 anos, e sua prima Gracie (Laura Monaghan), de 8 anos, foge de um campo do governo britânico da Austrália, criado para treinar mulheres arborígenes para serem empregadas domésticas. Molly guia as meninas por quase três mil quilômetros através do interior do país, em busca da cerca que o divide e que a permitiria voltar para sua aldeia de origem, de onde foram tiradas dos braços de suas mães. Na jornada elas são perseguidas pelos homens do terrível governador A. O. Neville (Kenneth Branagh), o qual não admite que as meninas não estejam de acordo com o ditado pela sabedoria branca e cristã.

Gia – Fama e destruição (EUA,1998, Michael Cristofer).
Título original: Gia.
Assunto predominante: Drama, modelos famosas, drogas, AIDS, homossexualismo feminino.
Resumo: Quando Gia Carangi (Angelina Jolie) chegou a Nova York pela primeira vez, ela era apenas mais um rostinho bonito que trocou a Filadélfia pela remota possibilidade de se tornar modelo sob a tutela da agente Wilhelmina Cooper (Faye Dunaway). A personalidade eletrizante e a potente sexualidade de Gia rapidamente a colocam no caminho das capas das revistas mais caras e vendidas da América. Mas ser amada pelo mundo não é a mesma coisa que ser amada por alguém, e um crescente desejo pode levar Gia a lugares perigosos. E para uma bela garota, no momento mais alto de sua vida, um simples escorregão pode conduzir a uma vertiginosa queda.

Hoje eu quero voltar sozinho (Brasil, 2014, Daniel Ribeiro).
tulo original: The way he looks.
Assunto predominante: drama, romance, adolescência, homossexualismo masculino.
Resumo: Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo.

Iris (Inglaterra, 2001, Richard Eyre).
Título original: Iris.
Assunto predominante: narra a trajetória biográfica de Íris Murdoch, escritora e filósofa inglesa, sua relação com os homens, e seu casamento, até a morte por Alzheimer em 1999.
Resumo: A história de amor entre a novelista e filósofa Iris Murdoch e seu marido, o professor John Bayley, contada em duas épocas distintas: na juventude, quando se conheceram, e na velhice, quando Iris sofre do mal de Alzheimer.


Jogo perigoso (EUA, 1986, Anthony Page).
Título o
riginal: Second serve.
Assunto predominante: identidade sexual e gênero; tênis e transexualidade (mudança de sexo)
Resumo: O drama de um médico famoso e exímio jogador de tênis, que submete-se a operação de troca de sexo. Surgem então as pressões dos amigos e da família e o boicote para sua participação no circuito feminino de tênis.
Baseado em fatos reais, o médico Radley, depois de mudar de sexo, passou a jogar tênis profissional feminino com o nome de Renée Richards. Fez sucesso até descobrirem que não era mulher. Richards chegou a ser técnica da tenista Martina Navratilova.

Kinsey - Vamos falar de sexo (EUA, 2004, Bill Condon).
Título original: Kinsey.
Assunto predominante: biografia, drama.
Resumo: Em 1948 Albert Kinsey (Liam Neeson) abalou a conservadora sociedade americana ao lançar seu novo livro, "Sexual Behavior in the Human Male". O livro trazia uma ampla pesquisa, na qual Kinsey levantou dados sobre o comportamento sexual de milhares de pessoas. O assunto, até então pouquíssimo abordado, passa a ser tema de debates e provoca polêmica na sociedade.


Lolita (EUA, 1997, Adrian Lyne).
Título original: Lolita.
Assunto predominante: adolescência; relacionamento inter-geracional.
Resumo: Em 1947, um professor de meia-idade (Jeremy Irons) de origem inglesa vai lecionar literatura francesa em uma pequena cidade da Nova Inglaterra e aluga um quarto na casa de uma viúva (Melanie Griffith), mas só realmente decide ficar quando vê a filha (Dominique Swain) dela, uma adolescente de 14 anos por quem fica totalmente atraído. Apesar de não suportar a mãe da jovem se casa com ela, apenas para ficar mais próximo do objeto de sua paixão, pois a atração que ele sente pela enteada é algo devastador. A jovem, por sua vez, mostra ser bastante madura para a sua idade. Enquanto ela está em um acampamento de férias, sua mãe morre atropelada. Sem empecilhos, seu padrasto viaja com sua enteada e diz a todos que é sua filha, mas na privacidade ela se comporta como amante. Porém, ela tem outros planos, que irão gerar trágicos fatos.

Má educação (2004, Pedro Almodóvar).
Título original: La mala educación.
Assunto predominante: drama, mistério, homossexualismo masculino.
Resumo: Madri, 1980. Enrique Goded (Fele Martínez) é um cineasta que passa por um bloqueio criativo e está tendo problemas em elaborar um novo projeto. É quando se aproxima dele um ator que procura trabalho, se identificando como Ignacio Rodriguez (Gael García Bernal), que foi o amigo mais íntimo de Enrique e também o primeiro amor da sua vida, quando ainda eram garotos e estudavam no mesmo colégio. Goded recebe do antigo amigo um roteiro entitulado "A Visita", que parcialmente foi elaborado com experiências de vida que ambos tiveram. Goded lê o roteiro com profundo interesse. Este relata as fortes tendências de pedofilia que tinha um professor de literatura deles, o padre Manolo (Daniel Giménez Cacho), que vendo Ignacio e Enrique em atitude suspeita diz que vai expulsar Enrique. Ignacio, sabendo que Manolo era apaixonado por ele, diz que fará qualquer coisa se ele não expulsar Enrique. Então Manolo promete e molesta Ignacio, mas não cumpre a promessa e expulsa Enrique. Goded decide usar a história como base do seu próximo filme e, por causa de um isqueiro, vai até a casa de Ignacio e constata uma verdade surpreendente.

Madame satã (Brasil, 2002, Karim Aïnouz).
Assunto predominante: identidade sexual, negritude, preconceito, política e arte.
Resumo: No bairro da Lapa vive encarcerado na prisão João Francisco (Lázaro Ramos), artista transformista que sonha em se tornar um grande astro dos palcos.
Após deixar o cárcere, João passa a viver com Laurita (Marcélia Cartaxo), prostituta e sua "esposa"; Firmina, a filha de Laurita; Tabu (Flávio Bauraqui), seu cúmplice; Renatinho (Felippe Marques), sem amante e também traidor; e ainda Amador (Emiliano Queiroz), dono do bar Danúbio Azul.
É neste ambiente que João Francisco irá se transformar no mito Madame Satã, nome retirado do filme (1932), dirigido por Cecil B. deMille, que João Francisco viu e adorou.

Maurice (Inglaterra, Irlanda do Norte, 1987, James Ivory).
Título original: Maurice.
Assunto predominante: amor e sexualidade; homossexualidade masculina.
Resumo: No início do século, em uma Inglaterra cheia de preconceitos e condutas sociais, um estudante universitário e executivo declara-se homossexual, ao se apaixonar por um colega da faculdade. Para sobreviver socialmente, age contra sua opção sexual e se casa com uma mulher.



Meninas (Brasil, 2006, Sandra Werneck).
Assunto predominante: documentário, violência, menor idade, preconceito, triangulo amoroso.
Resumo: Evelin, 13 anos, descobriu que estava grávida de seu namorado, 22 anos, recém-desligado do tráfico na Rocinha, onde vivem. A gravidez não a impede de continuar sendo a garota de sempre. Fazer um aborto nem passou pela cabeça de Luana, 15 anos, quando ela descobriu que estava grávida. Sempre ajudando a mãe a criar as irmãs mais novas, já alimentava a ideia de ter um filho "só para ela". Edilene, 14 anos, espera um filho de Alex, por quem é apaixonada e que engravidou, ao mesmo tempo, sua vizinha, Joice, de 15 anos. Edilene já vai viver o drama de um triângulo amoroso. Ao longo de um ano a equipe acompanhou o cotidiano destas quatro "meninas-mães".

Meninos não choram (EUA, 1999, Kimberly Peirce).
Título ori
ginal: Boys don't cry.
Assunto predominante: sexualidade, identidade sexual e de gênero, violência, preconceito, homossexualidade feminina.
Resumo: História de uma garota transexual, Brandon Teena, morador de uma pequena cidade americana. Baseado em fatos reais, o roteiro mostra os violentos preconceitos que sofre quando sua transexualidade é revelada.



Meu querido companheiro (EUA, 1989, Norman René).
Título original: Longtime companion.
Assunto predominante: romance, drama, homossexualismo, AIDS.
Resumo: Grupo de amigos gays passa a demonstrar sinais de preocupação com as primeiras notícias de jornal falando sobre a Aids. Logo alguns deles apareçam seriamente doentes. Em questão, as dúvidas, a maneira como encarar o futuro e a importância da solidariedade.




Milk: A voz da igualdade (EUA, 2008, Gus Van Sant).
Título original: Milk.
Assunto predominante: identidade sexual e gênero, homossexualismo masculino, conquistas homossexuais.
Resumo: Uma cinebiografia de Harvey Milk (1930-1978), político norte-americano que assumiu sua homossexualidade publicamente nos anos 70, sendo o primeiro homossexual assumido a ser eleito a um cargo público nos Estados Unidos.



Minha vida em cor de rosa (Bélgica, 1997, Alain Berliner).
Título o
riginal: Ma vie en rose.
Assunto predominante: identidade sexual e gênero.
Resumo: Conta a história de Ludovic, uma criança que é vista pela família e comunidade como um menino, mas de forma consistente comunica ser uma menina. O filme retrata a família de Ludovic lutando para aceitar essa expressão de gênero transgressiva.




Minhas mães e meu pai (EUA, 2010, Lisa Cholodenko)
Título original: The kids are all right
Assunto predominante: comédia, drama, conceito de família, homossexualismo feminino.
Resumo: O filme conta a história de dois irmãos que decidem encontrar o homem que doou o sêmen que os gerou, pois ambos são filhos de um casal lésbico. Após a chegada do doador, a harmonia da família fica irremediavelmente abalada.



Mistérios da carne (EUA, 2004, Gregg Araki).
Título original: Mysterious skin.
Assunto predominante: drama, mistério, ficção, homossexualismo.
Resumo: Aos 8 anos, Brian Lackey (Brady Corbet) acordou do lado de fora de sua casa com o nariz sangrando, sem ter ideia de como tinha chegado lá. Depois do incidente ele nunca mais foi o mesmo: tem medo do escuro, urina na cama e é assombrado por pesadelos. Agora, aos 18 anos, ele acredita ter sido abduzido por alienígenas. Neil McComick (Joseph Gordon-Levitt), também de 18 anos, é um adorável forasteiro, o rapaz que todos admiram a distância. Quando seus caminhos se cruzam, eles descobrem que as memórias mais importantes de suas vidas não são o que parecem.

Morango e chocolate (Cuba / México / Espanha / EUA, 1994, Tomás Gutiérrez Alea / Juan Carlos Tabío).
Título original: Fresa y chocolate.
Assunto predominante: drama, homofobia, relações familiares, sexualidade e preconceito.
Resumo: Vencedor de inúmeros prêmios internacionais, sendo o primeiro filme cubano indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Morango e Chocolate é um dos grandes filmes da década de 90. Em parceria com Juan Carlos Tabío, o mestre Tomás Gutiérrez Alea (Guantanamera) aborda, com talento e sensibilidade, temas como tolerância e discriminação. Cuba, 1979. David, um jovem universitário e militante comunista, conhece Diego, um professor homossexual. Entre os dois, nasce uma amizade que enfrentará os preconceitos da sociedade e do regime cubano.

No Caminho das Dunas (Bélgica, 2011,  Bavo Defurne).
Título original: Noordzee, Texas.
Assunto predominante: adolescência, romance, homossexualidade.
Resumo: Pim é um menino quieto. Um sonhador. Ele vive com sua negligente mãe Yvette em uma pequena cidade da costa belga em meados da década de 70. Pim cresce desenhando e sonhando com uma vida de fantasia, e chega à adolescência mantendo seus desejos emergentes em segredo. Aos 15 anos, seu maior sonho é seu amigo e vizinho Gino, por quem alimenta uma grande e não correspondida paixão.

O Beijo da mulher-aranha (Brasil, EUA, 1985, Héctor Babenco).
Título original: Kiss of the spider-woman.
Assunto predominante: homofobia, relações familiares e sexualidade, homossexualismo masculino.
Resumo: Em uma prisão na América do Sul, dois prisioneiros dividem a mesma cela.
Um é homossexual e está preso por comportamento imoral e o outro é um prisioneiro político.
O primeiro, para fugir da triste realidade que o cerca, inventa filmes cheios de mistério e romance, mas o outro tenta se manter o mais politizado possível em relação ao momento que vive.
Mas esta convivência faz com que os dois homens se compreendam e se respeitem

O closet (França, 2001, Francis Veber).
Títul
o original: Le placard.
Assunto predominante: homofobia, relações familiares e sexualidade.
Resumo: François Pignon (Daniel Auteuil) é um homem que está divorciado há 2 anos, mas permanece apaixonado pela ex-mulher, que não quer mais falar com ele por considerá-lo chato. Seu filho também se mantém afastado por vontade própria e, para completar, Pignon está prestes a ser demitido. Deprimido com a vida, Pignon conhece seu novo vizinho, Belone (Michel Aumont), a quem conta sua atual situação. É quando Belone lhe propõe uma solução inusitada para salvar o emprego de Pignon: enviar ao seu chefe uma fotomontagem onde Pignon aparece com outros homens, o que faria assumir sua homossexualidade. De acordo com o plano de Belone, a empresa não demitirá mais Pignon por medo de que isto provoque o protesto da ala homossexual da sociedade, a quem os produtos da empresa também são voltados. Inicialmente relutante, já que não é homossexual, Pignon acaba aceitando o plano e vê sua vida modificar totalmente após as fotos se tornarem públicas.

O Golpista do Ano (EUA, 2009, Glenn Ficarra John Requa).
Título original: I love you Phillip Morris.
Assunto predominante: comédia, sexualidade; homossexualidade masculina.
Resumo: Steven Russell (Jim Carrey) é um homem que tem uma vida feliz ao lado de sua mulher (Leslie Mann). Mas quando ele sobrevive a um grave acidente de carro, sua vida muda para sempre. Steven assume que é gay e decide aproveitar tudo o que a vida pode lhe oferecer de melhor, nem que para isso tenha que dar alguns golpes. Com Rodrigo Santoro (300) e Ewan McGregor (Anjos e Demônios), O Golpista do Ano é inacreditavelmente baseada em fatos reais.

O oposto do sexo (EUA,1998, Don Ross).
Título origin
al: The opposite of sex.
Assunto predominante: sexualidade; homossexualidade masculina.
Resumo: Deedee (Christina Ricci) é uma adolescente precoce que foge de casa, durante o verão, e se instala na casa de Bill (Martin Donovan), seu meio-irmão, um professor de inglês homossexual. A confusão tem início quando Deedee seduz o namorado de Bill e foge com o dinheiro dele, sendo perseguida através dos EUA.



O Padre (Inglaterra, 1994, Antonia Bird).
Título or
iginal: Priest.
Assunto predominante: religião e sexualidade; homossexualidade masculina.
Resumo: Padre Greg (Linus Roache) é enviado para trabalhar em uma paróquia em Liverpool. Ele fica surpreso ao ver que seu novo superior, padre Matthew (Tom Wilkinson), não cumpre o celibato, mantendo um relacionamento com uma mulher. Este é apenas o primeiro fator que fará com que Greg entre em conflito e questione algumas regras da Igreja. Um segundo fator é a descoberta da própria homossexualidade, quando se apaixona por um rapaz (Robert Carlyle). Mas o que mais o tortura é quando uma menina de 14 anos lhe conta que sofre abusos por parte do pai, mas Greg está de mãos atadas pelo sigilo da confissão. Dividido entre sua vocação e sua sexualidade, entre as regras da Igreja e os problemas que testemunha, Greg teme ter sua fé abalada. O filme foi proibido pela Igreja Católica.

O segredo de Brokeback mountain (EUA, 2005, Ang Lee).
Título original: Brokeback mountain.
Assunto predominante: drama, romance, preconceito, homossexualidade masculina.
Resumo: Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis Del Mar (Heath Ledger) são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre (Randy Quaid) em Brokeback Mountain. Jack deseja ser cowboy e está trabalhando no local pelo 2º ano seguido, enquanto que Ennie pretende se casar com Alma (Michelle Williams) tão logo o verão acabe. Vivendo isolados por semanas, eles se tornam cada vez mais amigos e iniciam um relacionamento amoroso. Ao término do verão cada um segue sua vida, mas o período vivido naquele verão irá marcar suas vidas para sempre.

O Sorriso de Mona Lisa (EUA, 2003, Mike Newell).
Título orig
inal: Mona Lisa smile.
Assunto predominante: Conservadorismo, resistência e relação professora-aluna. 
Resumo: Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.

Os Bostonianos (Inglaterra, 1984, James Ivory).
Título original: The Bostonians.
Assunto predominante: O filme, baseado no livro de Henry James (1886), narra a trajetória do feminismo nascente, na Nova Inglaterra pós-guerra civil, nos EUA.
Resumo: Fim do século XIX, Olive Chacellor (Vanessa Redgrave) umas das líderes do movimento feminista, fica fascinada por Verena Tarrant (Madeleine Potter), uma jovem e talentosa oradora. Igualmente Basil Ransome (Christopher Reeve), um advogado da cidade de Nova Iorque, apaixona-se por Verena que terá que decidir se junta-se à causa defendida por Chancellor e leva uma vida mais atrevida ou cede aos encantos de Ransom.

Os Sonhadores (França, Itália, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, 2003, Bernardo Bertolucci).
Título original: The dreamers.
Assunto predominante: drama, romance, triangulo amoroso.
Resumo: Matthew (Michael Pitt) é um jovem que, em 1968, vai estudar em Paris. Lá ele conhece os irmãos gêmeos Isabelle (Eva Green) e Theo (Louis Garrel). Os três logo se tornam amigos, dividindo experiências e relacionamentos enquanto Paris vive a efervescência da revolução estudantil.



Para Wong Foo, Obrigada Por Tudo! Julie Newmar (EUA, 1995, Beeban Kidron)
Título original: To Wong Foo thanks for everything, Julie Newmar.
Assunto predominante: comédia, transexual, drag queens.

Resumo: Uma hilariante comédia estrelando Wesley Snipes, Patrick Swayze e John Leguizano. De Nova York para Hollywood para um concurso de beleza de drag queens, eles são forçados a um desvio imprevisto. Perdidos numa pequena cidade os três tiram proveito da situação. Seu brilho e glamour chacoalham os moradores e o palco está montado para um fim de semana de alegria e simplicidade.


Pecado da carne (Israel, 2009, Haim Tabakman).
Título original : Einayim Petukhoth.
Assunto predominante: religiosidade, sexualismo, relação homo afetiva.
Resumo: Num bairro ultra-ortodoxo de Jerusalém vive Aaron Fleishman (Zohar Strauss), pai de quatro filhos e administrador do negócio da família – um açougue kosher – herdado depois da morte de seu pai. A vida rotineira de Aaron sofre uma mudança drástica com a chegada do jovem estudante Ezri (Ran Danker). Ao passar do tempo eles se aproximam cada vez mais fazendo com que Aaron passe a ser imediatamente discriminado em sua comunidade.

Persona – Quando duas mulheres pecam (Suécia, 1966, Ingmar Bergman)
Título original: Persona.
Assunto predominante: drama, homossexualidade feminina, preconceito.
Resumo: Alma, uma enfermeira, deve cuidar de Elisabeth Vogler, uma atriz que está com a saúde muito boa mas se recusa a falar de qualquer jeito. Com a convivência, Alma fala a Elisabeth o tempo todo, inclusive sobre alguns de seus segredos, nunca recebendo resposta. Logo, Alma percebe que sua personalidade está sendo submergida na pessoa de Elisabeth.

Philadelphia (EUA, 1993, Jonathan Demme).
Título original: Philadelphia.
Assunto predominante: homossexualidade masculina, preconceito, AIDS.
Resumo: Promissor advogado (Tom Hanks) que trabalha para tradicional escritório da Filadélfia é despedido quando descobrem ser ele portador do vírus da AIDS.
Ele contrata os serviços de um advogado (Denzel Washington), que é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos.



Plano B (Argentina, 2009, Marco Berger).
Título original: Plan B.
Assunto predominante: homossexualidade masculina; violência na Argentina.
Resumo: Bruno acaba de ser largado pela namorada Laura. Ela é uma moça moderna e continua saindo com ele de vez em quando, mas já arranjou outro namorado, o charmoso Pablo. Bruno planeja então uma pequena vingança: se aproxima do rapaz e faz amizade com ele, para quem sabe apresentá-lo a outra garota. Mas as coisas não saem exatamente conforme o esperado e, ao longo do processo, surge um plano B, talvez mais efetivo que o anterior. Subitamente, Bruno se vê questionando sua própria sexualidade.

Plata quemada (Argentina, 2000, Marcelo Piñeyro).
Título original: Plata quemada.
Assunto predominante: homossexualidade masculina; violência na Argentina.
Resumo: Angel (Eduardo Noriega) e Nene (Leonardo Sbaraglia) são dois matadores inseparáveis conhecidos no meio como "os gêmeos". Até que Fontana (Ricardo Bartis) lhes propõe um novo golpe: assaltar o caminhão que transporta os pagamentos da cidade de San Fernando, que transporta 7 milhões. Tanto Angel quanto Nene aceitam a proposta, para fugir do tédio e superar a crise que existe entre eles naquele momento. Porém, o que parecia ser um trabalho fácil acaba se tornando um verdadeiro massacre. Fontana, Angel e Nene decidem fugir para o Uruguai, para evitar que sejam mortos pelos policiais argentinos, que estão sedentos por vingança. Lá eles se escondem em um apartamento emprestado por Losardo (Héctor Alterio), um mafioso local, onde esperam a chegada de novos documentos fraudados que permitam que eles viajem para o Brasil. Mas quanto mais os documentos demoram a chegar mais a tensão entre os três cresce, chegando a níveis insuportáveis.

Priscila, a rainha do deserto (Austrália, 1994, Stephan Elliott).
Título
original: The adventures of priscilla, queen of the desert.
Assunto predominante: homens e sexualidades; identidades e relações familiares.
Resumo: Terence Stamp, Hugo Weaving e Guy Pearce são três drag queens que viajam pelo deserto australiano apresentando um divertido show. O transporte é um ônibus caindo ao pedaços batizado de ''Priscila''. A empolgante trilha sonora traz músicas dos anos 1980 na voz de grupos icônicos como Abba e Village People, ou cantoras como Charlene, Patti Page e Gloria Gaynor.

Procura-se Amy (EUA, 1997, Kevin Smith).
Título orig
inal: Chasing Amy.
Assunto predominante: gênero e sexualidade. Homossexualidade feminina; bissexualidade.
Resumo: Holden McNeil e Banky Edwards, criadores de uma famosa revista em quadrinhos em Nova Jérsia, vivem tranquilos, até Holden conhecer a bela roteirista Alyssa Jones. Apaixonado pela garota, sente-se traído ao descobrir suas preferências românticas. Decidem ser só bons amigos. Depois de uma proposta inusitada, Alyssa e Holden se separam e só se reencontram um ano depois...

Quando a noite cai (Canadá, 1995, Patricia Rozema).
Título original: When night is falling.
Assunto predominante: amor e sexualidade. Homossexualidade feminina.
Resumo: Camille é professora em uma faculdade cristã e conservadora em Toronto. Quando seu cachorrinho morre repentinamente, Camille é consolada por Petra, uma artista de circo moderno que está passando pela cidade. A partir deste encontro com Petra sua vida começa a mudar. Com um roteiro cheio de simbolismos, Quando a Noite Cai é uma dos mais importantes filmes da cinematografia sáfica. Um filme sobre a transformação, sobre o novo e sobre as mudanças que o amor pode provocar em todas nós.

Quanto dura o amor (Brasil, 2009, Roberto Moreira)
Assunto predominante: Triangulo amoroso, sexualidade, homossexualidade.
Resumo: Marina, jovem aspirante a atriz, chega a São Paulo cheia de sonhos de independência e realização. Vai dividir um apartamento em um condomínio no coração da cidade com Suzana, advogada solitária e com um quê de mistério. A poucos andares, Jay, escritor de um livro só, procura um sentido para a vida. Na noite, Marina se encanta pela cantora Justine. No Fórum, Suzana e o colega Gil começam um namoro. Na rua, Jay elege para musa a prostituta Michelle. No ritmo impiedoso da cidade, os três vão viver a euforia da paixão e a sua outra face – para descobrir quanto dura o amor.

Querelle (Alemanha, 1982, Rainer Werner Fassbinder).
Título original: Querelle
Assunto predominante: drama, sexualidade, homossexualismo.
Resumo: O marujo francês Querelle chega a Brest e frequenta um estranho bordel. Logo descobre que seu irmão Robert é amante da dona do lugar, Lysiane.
"Aqui você pode jogar dados com Nono, o marido de Lysiane: se você ganhar, pode fazer amor com ela; se perder terá que fazer amor com Nono..." Querelle perde de propósito.



Questão de gênero (Brasil, 2013, Rodrigo Najar)
Assunto predominante: Documentário, transexualidade.
Resumo: O documentário do Coletivo Catarse, acompanha durante um ano, a vida de sete pessoas que, em comum, têm o sentimento de que nasceram em um corpo que não era seu. Homens que nasceram mulheres e mulheres que nasceram homens contam como se descobriram transexuais e como buscam viver em sua verdadeira identidade de gênero. O documentário mostra os sonhos, alegrias, dramas e transformações vividos por essas sete pessoas que lutam para superar preconceitos, conflitos e barreiras em busca de uma vida mais feliz.

Regras da vida (EUA, 1999, Lasse Hallström).
Título origi
nal: The cider house rules.
Assunto predominante: gênero, sexualidade e aborto; religião, moral e ciência.
Resumo: Baseado no best-seller de John Irving. É a história de Homer Wells (Tobey Maguire), um garoto sem parentes que passa a ter como mentor um médico de um orfanato, Dr. Wilbur Larch (Michael Caine). Larch ensina a Homer tudo o que sabe sobre medicina e a diferença entre certo e, mas nunca o ensinou as regras da vida propriamente ditas. Quando Homer sai para descobrir o mundo, ele é mais excitante do que jamais imaginara, especialmente quando se apaixona pela primeira vez. Entretanto, quando é forçado a tomar decisões que irão influir para sempre em sua vida, percebe que no final das contas não pode fugir de seu passado.

Será que ele é? (EUA, 1997, Frank Oz).
tulo original: In & out.
Assunto predominante: Comédia, identidade, homossexualidade masculina.
Resumo: Cameron Drake (Matt Dillon) vencedor do Oscar de melhor ator, ao fazer seu agradecimento de praxe ressalta a importância de Howard Brackett (Kevin Kline), seu professor de literatura inglesa, que é gay. Nem o mestre sabia disto e muito menos poderia imaginar como sua vida seria totalmente modificada a partir deste momento, quando sua sexualidade passa a ser questionada, principalmente por Emily Montgomery (Joan Cusack), sua noiva e até mesmo por Berniece (Debbie Renolds) e Frank (Wilford Brimley), seus pais.

Sexo, mentiras e videotape (EUA, 1998, Steven Soderbergh).
Título orig
inal: Sex, lies, and videotape.
Assunto predominante: sexualidade e relação homem-mulher.
Resumo: Um advogado (Peter Gallagher) enfrenta problemas de caráter sexual com sua mulher (Andie MacDowell) e tem um caso com a cunhada (Laura San Giacomo), mas algo acontece com a chegada de um amigo (James Spader) de infância do marido, que grava em vídeo o depoimento de mulheres que falam da vida sexual que levam.




Sexualidade e crimes de ódio (Brasil, 2008, Vagner de Almeida)
Assunto predominante: drama, documentário, homossexualidade, homofobia.
Resumo: O documentário “Sexualidade e Crimes de Ódio” é o primeiro filme alternativo dirigido e produzido por e co-produzido por Richard Parker.
Este documentário busca ser uma forma de protesto diante da extrema brutalidade cometida contra os homossexuais no Brasil. Crimes de ódio, oriundos de diferentes segmentos da sociedade. Para o diretor do filme, a igreja católica e os grupos evangélicos radicais são co-responsáveis pelo crescimento da intolerância ao lutarem contra os direitos civis das minorias sexuais. Em uma sociedade onde predominam os valores machistas, religiosos e moralistas contra a comunidade GLBT, a ausência de direitos já levou a morte a milhares de cidadãos(ãs) brasileiros.
Desde que foram iniciadas as filmagens na região metropolitana do Rio de Janeiro, vários dos protagonistas dos filmes foram barbaramente assassinados por pessoas que ainda se encontram em liberdade, assassinando impunemente outras pessoas da comunidade homossexual.
No país, só nos primeiros meses de 2008 foram registrados 45 homicídios contra gays. Um ano de violência homofóbica preocupante, pois esses dados se referem apenas aos casos registrados nas delegacias de polícia e nos laudos dos hospitais. Muitas das vítimas sequer chegam a serem reconhecidas após a morte. São assassinadas simplesmente por serem gays, lésbicas ou transexuais. Um grito de basta à intolerância é o que pretende ser este filme, dedicado a todos(as) que foram cruelmente assassinados no Brasil e no mundo.

Tatuagem (Brasil, 2013, Hilton Lacerda).
Assunto predominante: drama, ditadura brasileira, homossexualidade masculina.
Resumo: Recife, 1978. Clécio Wanderley (Irandhir Santos) é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. A principal estrela da equipe é Paulete (Rodrigo Garcia), com quem Clécio mantém um relacionamento. Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha (Jesuíta Barbosa), que é militar. Encantado com o universo criado pelo Chão de Estrelas, ele logo é seduzido por Clécio. Não demora muito para que eles engatem um tórrido relacionamento, que o coloca em uma situação dúbia: ao mesmo tempo em que convive cada vez mais com os integrantes da trupe, ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.

Thelma e Louise (EUA, 1991, Ridley Scott).
Título
original: Thelma & Louise.
Assunto predominante: Drama, humor, cultura e sociedade, relação entre mulheres, gênero e violência.
Resumo: Cansadas de suas vidas monótonas, duas amigas, uma garçonete quarentona (Susan Sarandon) e a outra, uma jovem dona-de-casa (Geena Davis) resolvem deixar tudo para trás num fim de semana. Mas no caminho se envolvem em encrencas e acabam sendo perseguidas pela polícia.



Todas as cores do amor (Irlanda, 2003, Elizabeth Gill).
Título original: Goldfish memory.
Assunto predominante: Relações amorosas, homossexualismo. 
Resumo: Uma visão leve sobre os perigos e prazeres dos relacionamentos na Dublin contemporânea. Quando Clara (Fiona O'Shaughnessy) vê seu namorado Tom (Sean Campion) beijando Isolde (Fiona Gascott), desencadeia-se um série de reações de romances e corações partidos até que o ciclo inteiro se transforma num completo circo, cada personagem tentando resolver a questão do que é um relacionamento perfeito.



Tomates verdes fritos (EUA / Inglaterra, 1991, Jon Avnet).
Título origi
nal: Fried green tomatoes.
Assunto predominante: cultura e sociedade, relação entre mulheres, gênero e violência.
Resumo: Evelyn Couch (Kathy Bates) é uma dona de casa emocionalmente reprimida, que habitualmente afoga suas mágoas comendo doces. Ed (Gailard Sartain), o marido dela, quase não nota a existência de Evelyn. Toda semana eles vão visitar uma tia em um hospital, mas a parente nunca permite que Evelyn entre no quarto. Uma semana, enquanto ela espera que Ed termine sua visita, Evelyn conhece Ninny Threadgoode (Jessica Tandy), uma debilitada, mas a gentil senhora de 83 anos, que ama contar histórias. Através das semanas ela faz relatos que estão centrados em um parente, Idgie (Mary Stuart Masterson), que desde criança, em 1920, sempre foi muito amiga do irmão, Buddy (Chris O'Donnell). Assim, quando ele morreu atropelado por um trem (o pé ficou preso no trilho), Idgie não conseguia conversar com ninguém, exceto com a garota de Buddy, Ruth Jamison (Mary-Louise Parker). Apesar disto Idgie era bem doce, apesar de nunca levar desaforo para casa. Independente, ela faz seu próprio caminho ao administrar uma lanchonete em Whistle Stop, no Alabama. Elas tinham uma amizade bem sólida, mas Ruth faz a maior besteira da sua vida ao se casar com Frank Bennett (Nick Searcy), um homem estúpido que espanca Ruth, além de ser secretamente membro da Ku Klux Klan. Inicialmente Ruth tentou segurar a situação, mas quando não era mais possível Idgie foi buscá-la, acompanhada por dois empregados. Idgie logo dá a Ruth um emprego em sua lanchonete. Por causa do seu jeito de se sustentar sozinha, enfrentar Frank e servir comida para negros no fundo da lanchonete, Idgie provocou a ira dos cidadãos menos tolerantes de Whistle Stop. Quando Frank desapareceu misteriosamente muitos moradores suspeitaram que Idgie, Ruth e seus amigos poderiam ser os responsáveis.

Tomboy (França, 2011, Céline Sciamma).
Título original: Tomboy.
Assunto predominante: aceitação, família, preconceito, gênero.
Resumo: "Tomboy" é a denominação dada para meninas que gostam de agir como meninos.
No filme da diretora Céline Sciamma (Lírios D’Água), Laure é uma menina de dez anos, que muda de casa constantemente, em decorrência do trabalho do pai.
Ao ir para uma nova residência ainda nas férias, ela faz amizade com uma grande turma de garotos da vizinhança, mas se apresenta como Mikael.
Isso faz com que ela se aproxime de Lisa, a única menina do grupo. Não demora até que Lisa caia em amores por Mikael, mas as férias estão para acabar e Laure não sabe como fará para manter seu segredo.

Três formas de amar (EUA, 1994, Andrew Fleming).
Título origi
nal: Threesome.
Assunto predominante: Relações amorosas. 
Resumo: Eddy (Josh Charles) e Stuart (Stephen Baldwin) estão muito curiosos a respeito de sua nova colega de quarto. Quando a confusa aspirante a atriz Alex (Lara Flynn Boyle) entra em suas vidas, a situação se torna tensa e preocupante. Mas quando Alex se apaixona por Eddy e Stuart se apaixona por Alex, isto faz com que Eddy assuma seus próprios desejos ocultos! Sentindo que um grande desastre poderia acontecer, os três decidem que não haveria sentimentos entre eles. À moda liberal, eles exploram a complexidade da amizade, relacionamentos e sexualidade, depois se tornam mais do que apenas colegas de quarto e muito mais do que simples amigos.

Tudo pode dar certo (EUA, 2009, Woody Allen)
Título original: Whatever works.
Assunto predominante: relacionamentos, comédia, romance.
Resumo: Boris (Larry David) é um judeu nova-iorquino excêntrico que abandona sua vida de conforto para tentar a sorte com uma existência mais boêmia como professor de xadrez. Durante esta nova fase, Boris se apaixona por Melodie (Evan Rachel Wood), uma mulher bem mais nova que ele.




Tudo sobre minha mãe (Espanha/França, 1999, Pedro Almodóvar).
Título or
iginal: Todo sobre mi madre.
Assunto predominante: relações familiares e sociedade; sexualidade, soropositividade e AIDS.
Resumo: Esteban é um jovem de 17 anos que está escrevendo uma história chamada Tudo Sobre Minha Mãe. No dia do seu aniversário, a mãe ia lhe contar tudo sobre seu pai, desconhecido para o menino. Mas um acidente impede que isso aconteça, e a mãe de Esteban decide partir atrás do pai de seu filho.



Um amor quase perfeito (Itália, 2001, Ferzan Ozpetek).
Título origi
nal: Le fate ignorante.
Assunto predominante: amores, sexualidades, identidades.
Resumo: Antonia (Margherita Buy) e Massimo (Andrea Renzi) formam um casal feliz que está casado há 10 anos, até que ele morre repentinamente em um acidente de carro. Desolada com o mundo, Antonia se afasta de todos pouco após a morte do marido. Até que, por acaso, ela encontra uma declaração amorosa a Massimo entre seus pertences. Curiosa em saber quem era a pessoa com quem seu marido mantinha um relacionamento às escondidas, Antonia descobre que Massimo manteve durante 7 anos um relacionamento homossexual com Michele (Stefano Accorsi). Surpresa com a revelação, o convívio cada vez maior entre Antonia e Michele faz com que ambos percebam terem muitas afinidades em comum.

Um inglês em Nova York (Inglaterra, EUA, Richard Laxton).
Título original: An englishman in New York
Assunto predominante: biografia, homossexualidade masculina.
Resumo: Com direção do inglês Richard Laxton, o filme é baseado na história do escritor Quentin Crisp, ícone gay da segunda metade do século XX.
Após escrever um livro de memórias em 1968, o escritor foi propulsado à fama. Sua visão da homossexualidade, o exibicionismo que desafiou a sociedade e o inconformismo transformaram-no em um ícone.
Em 1981, aos 72 anos, ele se muda para Nova York e logo se torna popular no círculo gay nova-iorquino. No entanto, o período bem-sucedido é curto. Com a ascensão da AIDS, seus comentários incisivos e sarcásticos provocam uma enorme polêmica e atraem diversos inimigos.
“Um Inglês em Nova York – An Englishman in New York” é continuação do filme de televisão “The Naked Civil Servant”, de 1975, e ganhou um prêmio no Festival de Cinema de Berlim deste ano e teve exibição especial no Festival do Rio 2009.

Uma mulher para dois (EUA, 1993, John McNaughton)
Título original: Mad dog and glory.
Assunto predominante: drama, sexualidade, família, preconceito, traição.
R
esumo: Um fotógrafo da polícia salva a vida de um gangster e ganha um presente muito diferente: uma linda loira que põe sua vida na maior encrenca.





Vicky Cristina Barcelona (Espanha, EUA, 2008, Woody Allen)
Título original: Vicky Cristina Barcelona.
Assunto predominante: drama, sexualidade, família, homossexualismo, triangulo amoroso.
R
esumo: Duas jovens americanas - a conservadora Vicky (Rebecca Hall) e a aventureira Cristina (Scarlett Johansson) - viajam para Barcelona a fim de passar as férias de verão e acabam se envolvendo em confusões amorosas com um artista extravagante e sua insana ex-esposa.




Virgina (Yugoslavia, 1991, Srdjan Karanovic).
Título original: Virdzina.
Assunto predominante: drama, sexualidade, família, preconceito
Resumo: Iugoslávia, zona rural. No Século XIX, o nascimento de uma filha era recebido como maldição. Assim, um agricultor mente aos vizinhos sobre o sexo de sua quarta filha, que deverá viver essa farsa durante sua vida.





Weekend (Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, 2011, Andrew Haigh).
Título original: Weekend.
Assunto predominante: sexualidade, homossexualismo masculino.
Resumo: Depois de sair para jantar com seus amigos héteros, Russell decide tentar a sorte numa boate gay. Ele sai de lá com Glen e os dois passam a noite juntos. Na manhã seguinte, Glen pede para gravar um depoimento de Russell sobre a noite anterior, dando início assim a uma intimidade inesperada entre os dois. Eles continuam juntos o resto do fim de semana, indo a bares, fazendo sexo, se drogando e contando histórias de suas vidas um para o outro. Mas o relacionamento entre eles está prestes a chegar ao fim: em poucos dias Glen se mudará para os Estados Unidos.


Wilby wonderful (Canadá, 2004, Daniel MacIvor).
Título original: Wilby wonderful.
Assunto predominante: comédia, drama.
Resumo: Um escândalo ameaça afundar a ilha de Wilby no Canadá, quando a polícia detém algumas pessoas em um trecho de praia onde acontecem coisas que, aparentemente, podem chocar a população. As reações dos habitantes às prisões e à possível delação são das mais variadas.





XXY (Argentina, Espanha, França, 2007, Lucía Puenzo).
Título original: XXY.
Assunto predominante: drama, preconceito, hermafrodita, sexualidade.
Resumo: Alex (Inés Efron) nasceu com ambas as características sexuais. Tentando fugir dos médicos que desejam corrigir a ambiguidade genital da criança, seus pais a levam para um vilarejo no Uruguai. Eles estão convencidos de que uma cirurgia deste tipo seria uma violência ao corpo de Alex e, com isso, vivem isolados numa casa nas dunas. Até que, um dia, a família recebe a visita de um casal de amigos, que leva consigo o filho adolescente. É quando Alex, que está com 15 anos, e o jovem, de 16, sentem-se atraídos um pelo outro.

[SSEX BBOX] Sexualidade fora da caixa (Alemanha, Brasil, Espanha, EUA, 2012, Priscilla Bertucci).
Título original: [SSEX BBOX].
Assunto predominante: sexualidade, preconceito, documentário.
Resumo: É uma web-série documental de justiça social que procura criar consciência sexual em varias partes do mundo. Levando os espectadores em uma turnê por São Paulo, San Francisco, Berlim e Barcelona, revela as muitas faces da sexualidade a nível internacional, e explora suas colisões com a censura e as fronteiras cívicas. Em cada episódio, com duração de 10 minutos, temas e perguntas são sorteados de uma caixa para que os convidados debatam: diferentes culturas, diferentes linguagens para compor um colorido mosaico sobre a sexualidade contemporânea.


Fontes e referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos por seu comentário. Volte sempre!