GLOSSÁRIO

Por redação ADM

Existem muitos termos que são utilizados na área médica e que, eventualmente, não são do conhecimento do público em geral. Para dirimir dúvidas estamos disponibilizando abaixo um glossário (vocabulário) de termos técnicos utilizados no blog ADM - Aceitar dói menos, bem como termos afins relacionados com as doenças aqui mencionadas: 

Afetividade:

Refere-se ao conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob a forma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão de dor ou prazer, satisfação ou insatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza.

Agente etiológico:


Entidade biológica, física ou química causadora de doenças.


Anamnese: 

Entrevista na qual o profissional (médico, dentista etc) colhe informações do paciente acerca de seu(s) problema(s) de saúde.

Antibacteriano, antibiótico: 

Que destrói ou suprime o crescimento ou a reprodução de bactérias.

Antifúngico: 

Um agente destrutivo para fungos, suprime o crescimento ou a reprodução de fungos, ou é eficaz contra infecções fúngicas.

Antiviral: 

Um agente que destrói vírus ou suprime sua replicação.

Balanite: 

Inflamação da glande.

Balanopostite: 

Inflamação da glande e prepúcio.

Bissexualidade:

Termo aplicado a pessoas que se sentem atraídas afetiva e sexualmente por pessoas de qualquer sexo. Alguns assumem as facetas de sua orientação sexual abertamente, enquanto outros vivem sua conduta sexual de forma mais fechada.

Bolsa Escrotal: 

Também chamada de escroto ou saco escrotal, localizada inferiormente ao pênis e com função de armazenar os testículos e seus anexos. 

Bula: 

Documento legal sanitário que contém informações técnico-científicas e orientativas, que são disponibilizadas aos profissionais de saúde e usuários para o uso racional de medicamentos.

Cancro: 

Úlcera, ferida.

Cervicite: 

Infecção do colo do útero ou cérvix.

Cistite: 

Infecção da bexiga urinária.

Clitóris: 

Órgão da genitália externa feminina, relacionado com o prazer sexual.

Colo do Útero: 

Também chamado de cérvix uterino é a porção mais inferior do útero, em contato direto com o fundo da vagina e que aloja o canal endocervical.

Crossdresser:

Refere-se ao indivíduo que veste roupas e/ou acessórios do sexo oposto podendo ser ou não homossexual. Esses indivíduos não se consideram travestis ou transexuais, uma vez que não utilizam desta faceta no seu dia a dia, não fazem alterações hormonais e nem modificam o corpo por meio de cirurgias estéticas. O uso das roupas e/ou acessórios do sexo oposto está direcionado para que o indivíduo obtenha prazer sexual, erótico ou emocional.

Dispareunia: 

Relação sexual dolorosa. Dor na relação sexual.

Doença Inflamatória Pélvica (DIP): 

Terminologia médica utilizada para designar infecção ascendente que acomete útero e/ou trompas e/ou ovários, em geral como complicação de DST. Pode ocorrer também em decorrência de uso de DIU, aborto ou até de parto normal. Caracteriza-se por um quadro agudo de dor pélvica, corrimento vaginal, distúrbios menstruais, dispareunia e sintomas sistêmicos como febre, vômitos e queda do estado geral.

Drag King:

Termo utilizado para designar indivíduos do sexo biológico feminino que se travestem com vestimentas masculinas para apresentações performáticas representando personagens, muitas vezes cômicos, em locais LGBT ou locais heterossexuais. O artista performático pode ser homossexual ou não.

Drag Queen:

Termo utilizado para designar indivíduos do sexo biológico masculino que se travestem com vestimentas exageradas para apresentações performáticas representando personagens, muitas vezes cômicos, em locais LGBT ou locais heterossexuais. O artista performático pode ser homossexual ou não.

Edema: 

Inchação.

Endométrio: 

Tecido que recobre o interior do útero cuja função é a de permitir e garantir a implantação do óvulo fecundado (ovo) e para o desenvolvimento da placenta. Fatores hormonais decorrentes de não ter havido gravidez promovem sua dissolução e eliminação (menstruação).

Endometrite: 

Infecção do endométrio.

Epidídimo: 

Órgão alongado, intimamente ligado ao testículo (anatômica e funcionalmente) pela face posterior deste e que se continua no canal deferente.

Epididimite: 

Infecção do epidídimo.

Esmegma: 

Substância branca e pastosa (sebo) de odor característico que eventualmente é produzida em maior quantidade e se acumula entre o prepúcio e a glande e também no clitóris feminino. Esta substância é produzida pelas Glândulas de Tyson e tem a função de evitar o ressecamento da região. Nos processos inflamatórios (balanopostites) costuma ocorrer um aumento da sua produção.

Fimose: 

É o nome que se dá à dificuldade ou impossibilidade de exposição da glande. Decorre do menor diâmetro do prepúcio ("anel" prepucial) em relação ao diâmetro da glande. Em outras palavras: o prepúcio é mais estreito que a glande, dificultando ou impedindo sua passagem pela mesma. Pode ser congênita (a pessoa já nasce com ela) ou adquirida (em consequência de balanopostites ou micro lesões do anel prepucial).
O tratamento é cirúrgico e a cirurgia denomina-se Postectomia. 

Fômites: 

Termo utilizado na medicina para designar objetos ou substâncias com capacidade de reter e veicular o agente de alguma doença infecciosa (bactéria, vírus, fungos etc) de uma pessoa para outra. Exemplos: toalhas, roupas, sapatos, mangueiras de chuveiro, maçanetas, água, corrimãos, instrumentos médicos não descontaminados etc.

Gay:

Um termo de origem recente inglesa que é utilizado normalmente para se designar o indivíduo, homem ou mulher, homossexual.

O termo inglês foi incorporado em outras línguas, sendo usada com muita frequência no Brasil e em Portugal. Embora, algumas vezes, gay seja usado como denominador comum entre homens e mulheres homossexuais e bissexuais, tal uso tem sido constantemente rejeitado por implicar na invisibilidade ante a lesbianidade e a bissexualidade. Da mesma forma, o senso comum algumas vezes atribui a palavra a pessoas travestis ou transexuais, atribuição esta resultante do desconhecimento da distinção entre sexualidade e gênero.

Gênero:

Refere-se à forma como se manifesta, na cultura e na sociedade, a identidade sexual dos indivíduos. As relações de gênero são um dos principais componentes de formação de nossa identidade pessoal. Contudo, é a partir das relações de gênero que podem ser acentuadas ou minimizadas situações como preconceito ou estigma em relação a grupos ou indivíduos.

Glande: 

Extremidade distal do pênis. "Cabeça" do pênis.

Glândulas de Tyson: 

Glândulas localizadas na junção entre o prepúcio e a glande, produtoras do esmegma.

Heteronormatividade:


Termo que enquadra e divide todo e qualquer comportamento do indivíduo em padrões sociais preestabelecidos entre masculinos e femininos. Qualquer combinação que não seja a binária é marginalizada e/ou excluída. A heteronormatividade não é aplicada somente à orientação sexual; qualquer comportamento que não seja enquadrado na identidade de gênero culturalmente estabelecida não cabe nesse sistema oposto) não tem explicação é aplicada somente à orientação sexual; qualquer comportamento que não seja enquadrado na identidade de gênero culturalmente estabelecida não cabe nesse sistema.

Homossexualidade:

É a atração afetiva e sexual por uma pessoa do mesmo sexo. Da mesma forma que a heterossexualidade (atração por pessoa do sexo oposto) não tem explicação é aplicada somente à orientação sexual; qualquer comportamento que não seja enquadrado na identidade de gênero culturalmente estabelecida não cabe nesse sistema.

Identidade de gênero:

Refere-se ao gênero com o qual uma pessoa se identifica. Uma pessoa pode identificar-se como sendo um homem, uma mulher ou pode ver-se a si mesma como fora do convencional. Pode também ser usado para referir-se ao gênero que certa pessoa atribui a outra, tendo como base o que ela reconhece como indicador do papel social de gênero (roupas, acessórios, corte de cabelo, gestos etc.).

Intersexualidade:

As pessoas intersex são aquelas que nascem com características físicas visíveis, ou não, dos dois sexos. São, em geral, erroneamente classificadas como hermafroditas. Raramente o indivíduo tem os dois órgãos sexuais bem definidos, sendo mais comum um órgão predominando sobre o outro em seu grau de desenvolvimento. O fato de um indivíduo nascer intersex não é determinante sobre sua orientação sexual; é simplesmente uma condição sexual, ou seja, o intersex pode ser homossexual, heterossexual, bissexual ou assexual

LGBT ou ainda, LGBTTT:

Sigla que identifica Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros. Essa sigla é também utilizada para identificar todas as orientações sexuais minoritárias e manifestações de identidades de gênero divergentes do sexo designado no nascimento ou seja, enquadrado na identidade de gênero culturalmente estabelecida.

Morbidade: 

Capacidade de produzir doença. Índice de morbidade: número de casos de uma doença em um determinado grupo populacional.

Orientação sexual:

É a atração afetiva e/ou sexual que uma pessoa sente pela outra. A orientação existe num continuum que varia desde a homossexualidade exclusiva até a heterossexualidade exclusiva, passando pelas formas de bissexualidade.

Parafimose: 

Situação em que o prepúcio estreito, após ser forçado a passar pela glande e não retornado imediatamente para a posição anterior, comprime o corpo do pênis com uma intensidade que dificulta a circulação do sangue e com isso causando um edema acentuado e progressivo da extremidade do pênis que, por sua vez, dificulta cada vez mais o retorno do prepúcio a posição inicial. Trata-se de uma emergência urológica e a pessoa (atinge principalmente crianças) deve ser encaminhada o mais breve possível para atendimento médico. 

Pênis: 

Órgão genital masculino.

Períneo: 

Região anatômica situada entre os órgãos genitais e o ânus.

Período de Incubação:

Período de tempo decorrido entre a infecção e as manifestações clínicas da doença.

Postite: 

Inflamação do prepúcio.

Preconceito:

Ideia ou opinião preconcebida sobre algo ou alguém, sem conhecimento ou reflexão. Trata-se de uma forma de pensamento na qual a pessoa chega a conclusões que entram em conflito com os fatos por tê-los prejulgado. O preconceito existe em relação a quase tudo e varia em intensidade: da distorção moderada a um erro total.

Prepúcio: 

Pele que recobre parcial ou totalmente a glande.

Próstata: 

Órgão do aparelho reprodutor masculino localizado na junção entre a bexiga e a uretra, cuja principal função é a de produzir substância que contribui para a formação do sêmen.

Prostatite: 

Infecção da próstata.

Prurido: 

Coceira.

Purulento: 

Que contém pus.

Queer:

Desenvolvido a partir do final da década de 80, esse conceito assume posição de questionamento e contestação à produção de identidades sexuais e de gênero fixas; visa à desconstrução dos binarismos masculino/feminino, homem/mulher e heterossexual/homossexual. Atualmente, o pensamento queer questiona também a produção normativa de outras formas de identidade e das normas de produção do conhecimento pode ser homossexual, heterossexual, bissexual ou assexual.

Salafismo:

O salafismo (do árabe سلفي, salafī, "predecessores" ou "primeiras gerações") é um movimento reformista islâmico que surgiu no Egito no final do século XIX, no período conhecido como renascimento cultural árabe.

Sexo:

É uma palavra usada em dois sentidos diferentes: um deles refere-se às diferenças entre o sexo masculino e o sexo feminino e o outro se refere à parte física da relação sexual feminino, homem/mulher e heterossexual/homossexual.

Sexualidade:

Vai além dos limites do ato sexual e inclui sentimentos, fantasias, desejos e sensações

Testículo: 

Gônada ou glândula sexual masculina. Em número de dois, localizados no interior na bolsa escrotal (saco escrotal), são responsáveis pela produção dos espermatozoides e dos hormônios sexuais masculinos.

Transexualidade:

Condição do indivíduo que possui uma identidade de gênero diferente daquele designado pelo sexo biológico, tendo o desejo de viver e ser aceito como sendo do sexo oposto. Usualmente, os homens e a mulheres transexuais apresentam uma sensação de desconforto ou impropriedade de seu próprio sexo anatômico e desejam fazer uma transição de seu sexo de nascimento para o sexo oposto por meio da cirurgia de redesignação de gênero.


Transformista:

Indivíduo que usa roupas do sexo oposto para fins essencialmente comerciais, aproximando-se ao máximo da estética feminina. Não faz uso de cirurgias estéticas e nem de processos de hormonização. Difere-se das Drag Queens por não usarem roupas intencionalmente exageradas e cômicas. Difere-se dos crossdressers por não usarem a vestimenta do sexo oposto para a busca ou satisfação do prazer pessoal.

Transgênero:

O termo transgênero engloba todos os indivíduos que não se enquadram nas designações binárias (masculino e feminino) estabelecidas socialmente. Geralmente são classificados de transgêneros pessoas que intercambiam entre os gêneros, podendo ser este trânsito permanente, como os transexuais, ou transitório, como alguns travestis ou andrógenos. Alguns transexuais não se consideram transgêneros pelo fato de se estabelecerem e aceitarem as condições binárias heteronormativas.

Travestilidade:

Refere-se à pessoa que apresenta sua identidade de gênero oposta ao sexo designado no nascimento, mas que não almeja se submeter à Cirurgia de Redesignação Sexual. É uma condição identitária e não uma orientação sexual. Portanto, as pessoas que se autodenominam travestis podem se identificar como homossexuais, heterossexuais ou bissexuais. A palavra travesti é também utilizada (embora mais raramente) para identificar pessoas que vivem o seu gênero de forma oposta ao sexo designado no nascimento apenas em alguns períodos do seu dia a dia por diversas razões, algumas das quais não diretamente relacionadas com identidade de gênero no seu sentido mais restrito, mas às suas profissões como as drag queens e as transformistas.

Úlcera: 

Lesão na superfície da pele ou mucosa, causada pela perda superficial de tecido, geralmente com inflamação.

Uretrite: 

Infecção da uretra. Sintomas característicos são a secreção uretral e ardor ao urinar e/ou prurido uretral.

Vagina: 

Genitália interna feminina.

Vaginismo: 

Disfunção que se caracteriza pela contração involuntária da musculatura perivaginal, impedindo ou dificultando muito a penetração vaginal.

Vaginite: 

Infecção da vagina. Corrimento vaginal.

Vesícula Seminal: 

Órgão do aparelho reprodutor masculino localizado na região inferior da bexiga, cuja função é a de produzir uma substância (líquido seminal) responsável pela nutrição e proteção dos espermatozoides maduros.

Vulva: 

Genitália externa feminina.

Vulvite: 

Infecção da vulva.

Vulvovaginite: 

Infecção da vulva e vagina


Fontes de referência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos por seu comentário. Volte sempre!