TABUS

T A B U S

Por redação ADM

Chamamos de "tabu" uma instituição de fundamento religioso que atribui caráter sagrado a determinados seres, objetos ou lugares, interditando qualquer contato com eles. Segundo Freud é a base da "Idolatria", política de políticos como Adolf Hitler e outros. Segundo Freud, a violação desse interdito provocaria um castigo divino uma "Maldição", uma "Herança Maldita" provocado pelos seguidores, que incidiria sobre o indivíduo culpado ou sobre todo o grupo social, donde segundo sua Ideologia licenciaria a prática do Terrorismo, aos seus "inimigos", a prática de uma antiga sociedade marxista denominada "Mão Negra" que caçavam os Nobres e os Clericais de 1848 em diante, não se sabe se essa sociedade clandestina ainda existe. 
A palavra é de origem germânica e polinésia, ou vice-versa, uma vez que essa região já fez parte da Germânia. Derivando do tonganês tabu e do maori tapu, termos que se referem à proibição de determinado ato, com base na crença de que tal ato invadiria o campo do sagrado, implicando em perigo ou maldição para os indivíduos comuns, da Política, passou para a Religião ou vice-versa. O termo foi primeiramente observado pelo capitão James Cook durante sua visita a Tonga em 1771. Foi então introduzido na germânica que passou para a língua inglesa, difundindo-se posteriormente em outras línguas, como o Português (Brasil), a partir de 1808. Embora os tabus tenham sido inicialmente associados às culturas polinésias do Pacífico Sul, os tabus estão ou estiveram presentes em praticamente todas as sociedades. 

Para Freud e Levi-Strauss, o tabu expressaria um sentimento coletivo sobre um determinado comportamento ou assunto, dividindo um ambiente entre "amigos" de um lado e "inimigos" do outro lado, funcionando como uma ponte entre duas determinações comportamentais - uma biológica e outra cultural ou vice-versa, "um Duelo" entre forças antagônicas, o "Bem/Bom X Mal/Mau". Desta forma, o tabu seria diferente das 'regras sociais', que são uma construção cultural típica de sociedades mais complexas. Segundo Sigmund Freud, o incesto e o patricídio seriam os únicos tabus universais a nível individual, constituindo a base da civilização, sendo, porém, também encontrado na questão social coletiva dos chamados "Co-mandamentos". Todavia, embora o canibalismo, o assassinato dentro do mesmo grupo de parentesco e o incesto sejam tabus na maioria das sociedades, pesquisas posteriores encontraram exceções para todos eles, e portanto, não se conhece nenhum tabu que seja universal.


Dentre os tabus relacionados a sexualidade, abordaremos a seguir:
  1. Andrógino
  2. Assexualidade
  3. Crossdresser
  4. Drag queens e Drag kings
  5. Eonista
  6. Gay
  7. Hijra
  8. Hipergamia
  9. História da cirurgia intersex
  10. Homem Trans
  11. Intersexualidade
  12. Kathoey
  13. Lésbica
  14. Misandria
  15. Misoginia
  16. Mulher Trans
  17. Pansexual
  18. Poliamor
  19. Pseudo-hermafroditismo
  20. Sexismo
  21. Transexualidade
  22. Transfobia
  23. Transformistas
  24. Transgênero
  25. Travesti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos por seu comentário. Volte sempre!