29/10/2013

Sexo sem neuras: nunca tive um orgasmo




(Flávia, diz que sente prazer durante o sexo, mas nunca chegou ‘nos finais dos finais').


Foto: La Première Pose, óleo sobre tela.
Artista: Pierre Carrier-Belleuse (1851-1932).
Fonte: Wikimedia Commons.


A Flávia contou a seguinte história dela para a iGirl:

“Tenho 20 anos e namoro faz três com um cara, mas acho que nunca tive um orgasmo. Não por falta de sentir prazer, pelo contrário, mas sinto que não consigo chegar ‘nos finais dos finais’. Não sei o que fazer para melhorar essa situação, principalmente para o meu psicológico. O que devo fazer? Isso é um problema comigo? Que médico procurar?” Vamos às possíveis respostas:

  • Não saber se teve orgasmo – Isso é bastante comum com uma parcela grande das mulheres na fase de iniciação sexual. O orgasmo é uma sensação de máximo de prazer que dura apenas 8 a 10 segundos. Muitas vezes, é menos intensa do que a gente espera e, por isso, há quem não saiba se já chegou lá ou não. Da próxima vez que for para a cama, veja se sente um ponto máximo de prazer, um clímax, que passa rápido e dá uma sensação de relaxamento logo em seguida. Isso é o orgasmo.

  • Os finais dos finais – Mas, se você se observar e observar que nunca chegou nesse ponto mesmo, apesar de sentir bastante prazer, então é o caso de verificar outras coisas. A primeira: o que passa na sua cabeça na hora do sexo, quando as coisas esquentam? Será que você fica se cobrando “Tenho que chegar ao orgasmo” ou “Preciso conseguir dessa vez”? Ou ainda fica se desconcentrando com pensamentos do tipo “Acho que tem algo de errado comigo”? Isso tudo é fatal ao orgasmo.

  • Uma dica para chegar lá – Na hora do sexo, não fique deixando o pensamento viajar para ideias que tiram o seu foco do que está rolando no momento. Desencanar, relaxar e concentrar-se apenas nas sensações prazerosas é o caminho mais poderoso para atingir o orgasmo.

  • O lado psicológico – Sim, chegar ao orgasmo tem a ver com ficar bem com o seu emocional, para poder se entregar às sensações do momento sem cobranças nem preocupação. O especialista que atende as questões de orgasmo feminino é o psicólogo ou a psicóloga. Nas sessões de psicoterapia, você vai falar sobre o que a angustia e um mais uma infinidade de coisas que tenham a ver com a sua vida como um todo, tudo com o objetivo de encontrar jeitos mais prazerosos de lidar com o sexo e a sua sexualidade. Vale a pena!

Referências e notas:

  1. *Laura Muller - Psicóloga clínica, educadora sexual e comunicadora social. Sua atuação profissional hoje se divide basicamente em palestras que faz por todo o Brasil com temas relacionados à sexualidade e relacionamentos, nos atendimentos psicológicos a jovens, adultos e terceira idade (individualmente, a casais ou a famílias) em seu consultório particular em São Paulo, e nas participações como sexóloga do programa "Altas Horas", de Serginho Groisman, da tv Globo. Escreve para seu site "Laura Muller", atualmente, para o portal iG, no site iGirl, com a coluna SEXO SEM NEURAS, que vai ao ar a cada quinze dias, e faz mensalmente a coluna SEXUALIDADE para o site Bayer Jovens. Além disso, há os quatro livros: "500 PERGUNTAS SOBRE SEXO" e "500 PERGUNTAS SOBRE SEXO DO ADOLESCENTE", lançados pela editora Objetiva em 2001 e 2006, "ALTOS PAPOS SOBRE SEXO – DOS 12 AOS 80 ANOS", publicado pela editora Globo Livros em 2009, e "EDUCAÇÃO SEXUAL EM 8 LIÇÕES – UM GUIA PARA PROFESSORES E PAIS", que acaba de ser lançado pela editora Academia do Livro.
  2. Wikimedia Commons (também conhecido como Commons ou Wikicommons) é um projeto mantido pela Wikimedia Foundation com o objetivo de servir de repositório para imagens e outros tipo de multimídia livre. Proposto em Março de 2004 e lançado em 7 de Setembro do mesmo ano. Trata-se de um projeto multilinguístico, ou seja, todo o conteúdo referente à descrição dos ficheiros não se encontra apenas em uma língua, e ao contrário dos sistemas de carregamento de ficheiro de outros projetos, todos ficheiros carregados para o Wikimedia Commons podem ser utilizados por todos projetos, criando assim um repositório central.
  3. SEXO SEM NEURAS - Coluna do iGirl - Nosso corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos por seu comentário. Volte sempre!